Entenda os motivos que causam o fenômeno chamado aquaplanagem e saiba como lidar nesta situação de maior risco em pistas molhadas!
A aquaplanagem é uma das experiências mais perigosas que um motorista pode ter na condução de seu veículo, ela é uma das principais causadoras de acidentes com automóveis em pistas molhadas!
Veja abaixo um guia completo sobre o assunto e saiba como evitar esse problema!
A aquaplanagem, também chamada de hidroplanagem, é um fenômeno que pode acontecer quando o veículo passa sobre uma superfície molhada.
À medida em que percorre a via, o automóvel perde contato com o solo devido à existência de uma camada de água entre os pneus e a pista.
Essa situação é bastante comum ao se trafegar por rodovias planas e bem pavimentadas, onde o motorista imprime alta velocidade de deslocamento.
Fonte: Uniroyal
A aquaplanagem pode ocorrer tanto em linha reta, quanto em curvas.
Sendo que nas curvas é muito mais perigoso! Já que o veículo pode se deslocar de forma desgovernada para além do meio-fio por conta da inércia.
O que causa
A aquaplanagem ocorre quando as bandas de rodagem dos pneus não conseguem escoar o excesso de água.
Seja por suas ranhuras e sulcos, causando a perda da aderência entre a borracha e o solo e o descontrole na direção do automóvel.
A falha no escoamento acontece principalmente porque a profundidade dos sulcos já está bastante rasa, consequência de um pneu desgastado ou ao final de sua vida útil.
Fonte: Pneumar
Importante dizer também que, quanto mais largos os pneus são, maior a probabilidade de o fenômeno vir a ocorrer.
Isso significa que se eles estiverem com pouca pressão (baixa calibração), haverá mais chances de se “surfar” sobre a superfície molhada da estrada.
Fonte: Cooper Tyres
Como evitar
Em piso molhado, a distância percorrida depois de acionada a frenagem do veículo aumenta consideravelmente.
Desse modo, a melhor forma de se evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade.
A aceleração deve ser diminuída a até metade daquela permitida ou indicada para a via nas áreas em que estiver passando por grande acúmulo de água.
Prefira colocar em seu veículo um conjunto de pneus que tenham uma escultura assimétrica na banda de rodagem.
Fonte: Valecap
Os desenhos favorecem a evacuação da água, diminuindo os riscos de perda de aderência em superfícies molhadas.
Confira se os traçados e sulcos estão com pouca profundidade, pois nesse caso os componentes terão sua capacidade de drenagem de água diminuída.
Também preste atenção na calibragem de seus pneus e nunca os deixe abaixo de 30% do recomendado pelo fabricante.
O que fazer
No caso de você passar sobre uma poça d’água ou superfície molhada e sentir seu veículo perder o atrito com o piso, não acione totalmente o freio, pare de acelerar e segure a direção com força; tente manter o controle sobre o carro até que ele retorne ao equilíbrio.
Fonte: Audi Library
É difícil ter calma nessa situação, mas é o que deve ser feito para evitar danos maiores.
Importante dizer que a aquaplanagem não ocorre exclusivamente com a presença de água pouco profunda nas vias, podendo acontecer também com lama ou óleo na estrada.
Confira abaixo este fenômeno e o jeito correto de atuar nesta situação.
Você sabe o que é aquaplanagem? do canal JS REVITACAR
Créditos da foto de capa: Ayrton Senna