Você sabe qual o componente que substitui a embreagem nos veículos que possuem transmissão automática? Saiba a resposta nesta matéria!
O conversor de torque é uma tecnologia usada para a transferência de torque do motor (elemento responsável por gerar a potência necessária para o funcionamento do sistema) para o movido (elemento que recebe a potência fornecida pelo motor).
Esta tecnologia é comumente usada em veículos que possuem um sistema de transmissão automática, substituindo o sistema de embreagem presente em carros com transmissão mecânica.
O conversor de torque encontra-se entre o motor e o câmbio do veículo, como apresentado na imagem abaixo:
Fonte: MultiCâmbios
O conversor de torque é um acoplamento hidráulico que permite rotações distintas entre o câmbio e o motor.
Diferentemente da embreagem, o conversor de torque acopla ou desacopla por meio do bombeamento de fluido hidráulico.
O sistema é composto por 4 itens:
- Bomba
- Turbina
- Estator
- Fluido hidráulico
Seu funcionamento parece complexo, porém é bem simples.
Tudo começa pelo motor através da rotação do virabrequim.
Esta rotação é transmitida até o volante do motor e consequentemente até a caixa do conversor de torque que encontra-se fixa no volante para que o sistema gire na mesma velocidade do motor.
A bomba encontra-se fixa na caixa do conversor de torque, e tem como finalidade transmitir a energia proveniente do motor para o fluido hidráulico presente dentro do conversor de torque.
Fonte: MultiCâmbios
O fluido por sua vez é conduzido até a turbina, que transforma a energia presente no fluido em energia cinética para girar o eixo do câmbio.
Fonte: MultiCâmbios
Como podemos ver nas imagens anteriores, a bomba e a turbina giram em sentidos diferentes e devido a isso, o fluido de saída da turbina também encontra-se em movimento oposto ao sentido de rotação da bomba.
Para evitar que o fluido entre em contato direto com a bomba, fazendo com que o sistema perca eficiência, existe uma peça intermediária. Esta peça chama-se estator.
O estator tem o objetivo de impedir que o fluido que sai da turbina entre em contato direto com a bomba, sendo necessário direcioná-lo corretamente para a entrada na bomba. Este componente encontra-se entre a bomba e a turbina.
Fonte: Clube Peugeot
Por atuar com fluido hidráulico as vantagens do conversor de torque, se comparado ao sistema de embreagem, são:
- Menor geração de ruídos
- Menor desgaste dos componentes de transmissão
- Acoplamento menos brusco que a embreagem
- Não depende da ação do piloto
- Pode multiplicar o torque proveniente do motor duas ou mais vezes dependendo da velocidade de rotação do mesmo
Porém o sistema possui suas desvantagens:
- Maior consumo de combustível (quando não possui sistema de bloqueio)
- Manutenção mais cara
- Troca regular do fluido de trabalho (especificado no manual)
- Depende da velocidade de rotação do motor
- Piloto não pode atuar no sistema
Confira no vídeo a seguir como funciona o conversor de torque.
O que é um Conversor de Torque? do canal Herbert Escobar
Créditos da foto de capa do blog: Operaction
Créditos da matéria: MultiCâmbios