Como saber se o conversor de torque da sua transmissão está com defeito?
Instruções
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Sente no banco do motorista. Ligue o motor, usando a chave, e deixe-o esquentar por pelo menos dois minutos. Pise no acelerador para girar o motor duas vezes. Deixe-o voltar à marcha lenta, e então pise no freio e simultaneamente engate a marcha para frente (drive).
Ouça e sinta o engate da transmissão. Caso o conversor de torque esteja com defeito, você ouvirá um estalo durante o engate, devido à quebra de sua engrenagem. A transmissão também pode demorar a engatar a marcha, devido a problemas de fluxo de fluido causados pelo conversor de torque.
Passe por todas as marchas, incluindo a ré, sem mover o veículo. Se houver algum motivo para nem mesmo fazer o teste de condução, conserte o problema antes de dirigir.
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Coloque a transmissão na posição de estacionamento (park) após testar todos os engates para frente e para trás. Conduza o veículo para ouvir e sentir os outros sinais que lhe permitem dizer que o conversor de torque está com defeito.
Com o carro parado, coloque a transmissão na marcha para frente (drive) e tente acelerar rapidamente. Vá longe e rápido o suficiente para que a transmissão passe por todas as marchas, exceto a sobremarcha. Durante a aceleração, tente sentir e ouvir respostas lentas, giros altos do motor sem aumento de potência, e o som de cliques, que indicam quebra da engrenagem do conversor de torque. Um conversor defeituoso não fornece a potência correta em velocidades baixas e emite cliques durante as trocas.
Dicas
- Drene o fluido da transmissão e do conversor antes do teste. Muitos conversores possuem um bujão para dreno, mas alguns modelos não. O fluido pode se degradar com o calor e o tempo, reduzindo sua capacidade de funcionamento. Remova apenas metade do fluido das transmissões automáticas mais antigas, que acabam dependendo dos resíduos depositados no fluido para funcionar corretamente. Uma engrenagem quebrada no conversor de torque pode ser consertada antes de danificar as engrenagens da transmissão, caso o problema seja identificado rapidamente.
Aviso
- As peças de transmissão quebradas e as engrenagens internas do conversor de torque podem ficar danificadas ao ponto do veículo não poder ser conduzido seguramente. Saiba que, caso o conversor de torque quebre completamente durante o teste, você pode não conseguir conduzir o veículo de volta.
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3 respostas para “Conversor de torque, como reconhecer defeitos.”
Otimo macete!, quero tentar por em pratica as dicas. Obrigado!!!
Transmissão quando frio funciona a blz
Mas quando esquenta no drive ela perde pressão,será que e conversor ?
Bom dia eu tô com um Peugeot 2.0 automático já troquei a caixa de macha duas vezes mas não para de vazar óleo de caixa tirei a que coloquei agora e troquei o retentor aonde pega o conversor e montei de novo só não troquei o conversor i contínua vazando óleo na caixa será que tem alguma possibilidade de ser o conversor eu olhei ele mas não vi nada de diferente vcs pode me ajudar