Conversor de torque
Conversor de Torque
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O Quê é?
O Conversor de torque veicular é um componente usado para transferir a força proveniente do motor do veiculo para o eixo de entrada da transmissão e daí às rodas de tração.
O Conversor de torque emprega uma forma de acoplamento hidráulico (embreagem hidráulica). É comumente usado em automóveis de transmissão automática em substituição à embreagem mecânica, de acoplamento mecânico por fricção.
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Princípios Básicos
Exatamente como os carros de câmbio manual, os carros com câmbio automático precisam de uma maneira de deixar o motor em funcionamento enquanto as rodas permanecem paradas. Por exemplo em um sinal de tráfego.
Carros que utilizam uma transmissão manual utilizam uma embreagem mecânica acionada por pedal. Isso desconecta completamente o motor da transmissão. Já os carros com caixa automática utilizam um conversor de torque. O conversor de torque utiliza um tipo de acoplamento hidráulico que permite que o motor gire. Isso independentemente do câmbio.
Se o motor gira mais lento, como quando o carro está parado no semáforo, a quantidade de torque que passa pelo conversor de torque é menor. Deste modo para manter o carro parado é preciso apenas uma pequena pressão no pedal do freio. Se você pisar no acelerador enquanto o carro estiver parado, terá de pressionar o freio com mais força. Porque senão o carro se moverá. Isso acontece porque quando você pisa no acelerador, o motor acelera e bombeia mais fluido para dentro do conversor de torque. Fazendo assim com que mais torque seja transmitido às rodas.
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Interior de um Conversor
A bomba dentro do conversor de torque é um tipo de bomba centrífuga. Porque á medida que ela gira, o fluido é arremessado para fora. Como num sistema muito parecido com a forma que o ciclo de secagem de uma máquina de lavar roupas. Ela arremessa água e roupas para a parede da bacia de lavagem da mesma forma que um conversor.
Assim, quando o fluido é expelido, um vácuo é criado e mais fluido é puxado para o centro. A turbina, que está conectada ao eixo de entrada do câmbio faz com que o câmbio gire, e como resultado o carro se mova. Além disso, você pode observar que as lâminas são curvas. Isso porque o fluido externo que entra na turbina precisa de direção antes de sair do centro da turbina.
Para alterar a direção de um objeto em movimento, é preciso aplicar uma força a esse objeto. Não importa se o objeto é um carro ou uma gota de fluido. Seja o que for que aplique a força para fazer algo girar, esta força se manifestará com igual intensidade, porém em sentido contrário.
Assim, à medida que a turbina faz com que o fluido mude de direção, o resultado será que fluido fará com que a turbina gire. Porque o fluido deixa o centro da turbina, movendo-se em uma direção diferente daquela que entrou. Se você observar, verá que o fluido sai da turbina movendo-se em direção oposta àquela que a bomba (e o motor) está girando.
O Fluido
Se o fluido atingisse a bomba voltando em sentido contrário, diminuiria a rotação do motor. O resultado seria desperdício de energia. Isso porque um conversor de torque possui um estator. O estator possui lâminas com um desenho bastante vigoroso que invertem a direção do fluido quase que completamente. Uma embreagem unidirecional (dentro do estator) o conecta a uma árvore fixa na transmissão (a direção na qual a embreagem faz o estator girar está marcada na figura acima). Devido a essa configuração, o estator não gira com o fluido. Ele apenas gira na direção oposta, forçando o fluido a mudar de direção quando atinge as lâminas do estator.
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Estrutura do Conversor de Torque
Peças estruturais
As peças estruturais são comuns em todos os conversores de torque para transmissão automática, apesar de serem diferentes entre os vários modelos de conversores.
São elas: Impulsor, estator, turbina, sistema lock up e tampa.Peças dinâmicas
As peças dinâmicas são as que apresentam desgastes com o uso e são o alvo da remanufatura de conversores de torque com mais frequência.
São elas: Cubo impulsor, rolamentos, calços aço, calços de baquelite, calços de alumínio, anéis de vedação, retentores, catracas, material de fricção e molas, além de outros, de acordo com o modelo do conversor de torque.
Principais Linhas Atendidas
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