No Brasil a Segurança do trabalho é definida pela Legislação de Segurança do Trabalho que implica em uma série de exigências que são feitas às empresas para garantir uma adequada jornada de trabalho livre de acidentes. O acidente no trabalho pode prejudicar a vida de alguém, além de colocar ao mesmo tempo em risco o futuro de uma empresa.
Como o ambiente de uma oficina mecânica é bastante específico, e sujeito à vários riscos de acidentes, é muito importante ficar atento as regras, que incluem tanto a forma mais segura de executar tarefas dentro da oficina, quanto o uso de equipamentos especializados de segurança, os famosos EPIs.
Separamos algumas dicas, voltadas para o ambiente das oficinas, quem podem ajudar.
Limpeza e organização, fique atento à importância deste tópico.
A maior parte dos acidentes acontece por falta de organização do espaço interno da oficina. Um pátio desorganizado, com ferramentas espalhas ou com o chão sujo, principalmente com óleo podem e certamente vão causar transtornos. Tropeçar em uma ferramenta ou escorregar em uma mancha de óleo, por exemplo, pode trazer péssimas consequências. Outro perigo são ferramentas elétricas ligadas à tomada e com o fio espalhado pelo chão. Reserve um tempo para avaliar sua oficina e considerar melhorias para gerar a organização de ferramentas, soluções químicas etc.
É importante avaliar com critério sua oficina e tentar minimizar esse problema. Organize sua bancada de forma a facilitar o trabalho e o acesso às ferramentas, mantenha uma rotina de limpeza geral e de resíduos como óleo e graxa. Dê atenção especial as ferramentas, principalmente as eletrificadas, e claro use e disponibilize o uso para sua equipe de equipamentos de proteção individual.
Soluções químicas devem ser tratadas com cuidado especial.
Aqui, vale a pena usar o famoso “Mantenha em lugar seguro e fora do alcance de pessoas não autorizadas”. O uso de produtos químicos perigosos é bastante comum nas oficinas, principalmente na limpeza de peças e motores. A Opção por uma solução a base de soda é comum nestes casos, mas pode gerar queimaduras irreversíveis se não forem administradas corretamente e por profissional treinado. “Na manutenção do conversor de torque de carros com câmbio automático, é feita uma limpeza bastante detalhada, com o uso de soluções químicas e por isso, dispensamos especial atenção as normas de segurança e treinamento específico aos colaboradores.” nos contou o Milton, gerente comercial da Marf Conversores.
Uso de ferramentas, opte sempre pela correta.
Improvisar ferramentas nos trabalhos da oficina é um sério risco. O trabalho provavelmente terá sua qualidade comprometida, o que é péssimo para a imagem da empresa, e o mais grave é que pode trazer riscos ao cliente e ao profissional que fez o serviço. Por exemplo, usar um objeto de ponta para abrir um tampão, trará riscos para o colaborador e pode danificar a peça.
No desenvolvimento de uma ferramenta, ou seja, em seu projeto, um dos principais critérios é a segurança do profissional que irá usá-la. Por isso, de preferencia nunca use uma ferramenta para um fim que ela não foi projetada.
Saúde em primeiro lugar.
Um dos maiores causadores de falta ao trabalho e baixa produtividade é a má postura.
A má postura, por exemplo, é prejudicial não apenas para o funcionário que pode adquirir uma doença crônica, mas também para a oficina que passa a contar com um funcionário de baixa produtividade. Outro cuidado que deve ser diário é a qualidade do ar. No dia-a-dia da oficina, trabalhamos com muitos agentes químicos que geram gazes nocivos à saúde. Por isso é fundamental conhecer e utilizar essas soluções de forma a proteger os pulmões de sua equipe.
A importância de contar com um profissional especializado em Segurança no Trabalho.
Dentre as funções do profissional especializado em Segurança no Trabalho está em avaliar sua empresa, estabelecer processos, normas e procedimentos. Este é o primeiro passo para colocar sua oficina nos eixos.
Uma consultoria de Segurança no Trabalho pode realmente trazer muitos benefícios para seu negócio.
Ao diminuir as chances de acidentes no ambiente de trabalho, resguardar a saúde da equipe e consequentemente melhor a produção, esses procedimentos quando bem empregados diminuem e até evitam os altos custos causados por acidentes internos e ainda aumentam o lucro.
O assunto segurança no trabalho é bastante vasto, mas faz bastante sentido conhecê-lo cada vez mais. Se ele ainda não faz parte do seu dia-a-dia, está na hora de olhá-lo com atenção.